Vírus de Computador – O Perigo Real e Presente

Vírus de Computador – O Perigo Real e Presente

Se você nunca foi vítima de um vírus de computador, você pode pensar que todo o alvoroço por causa desses pequenos programas desagradáveis ​​está fazendo muito barulho do nada. Você pode até estar pensando que especialistas em segurança de computadores e empresas de antivírus estão usando táticas de intimidação para vender software antivírus. Afinal, quanto maior o problema, mais as pessoas de software compram. Hoje, o negócio de antivírus vale vários bilhões de dólares e não mostra sinais de desaceleração.

Assim, com todo esse dinheiro em risco, você está certamente justificado em se perguntar se os vírus de computador realmente são um problema tão grande quanto a indústria diz ser.

Infelizmente, a resposta é que eles são absolutamente. Se você receber um vírus, poderá perder seu dinheiro, sua identidade e o disco rígido do seu computador. Com novos vírus sendo desenvolvidos constantemente, o problema continua a crescer. Embora muitos vírus sejam mais irritantes do que destrutivos, até mesmo um vírus “inofensivo” pode usar recursos valiosos. Os piores vírus podem se espalhar pelo mundo em poucos dias e causar estragos inacreditáveis. Os danos causados ​​por um vírus infame podem significar bilhões de dólares em oportunidades de negócios perdidos e equipamentos danificados.

Com toda essa má notícia, há alguma boa notícia para os usuários de computador? Faça este teste de risco rápido:

1. Seu computador possui um software antivírus instalado?

Se você pode dizer sim, você é muito menos um risco do que pessoas que não têm software antivírus. Se você disser não, é apenas uma questão de tempo até descobrir pessoalmente os vírus.

2. Seu computador tem um firewall instalado?

Se sua resposta for sim novamente, você pode relaxar um pouco. Você está fazendo tudo o que você pode fazer software sábio para manter seu computador seguro contra um vírus mortal. Se você disser não novamente, estará deixando o computador aberto para um ataque.

Apesar de toda a atenção da mídia para o software antivírus, as pessoas ainda têm o “não pode acontecer comigo”. mentalidade. Eles riem dos avisos para proteger seus computadores e dizem que estão funcionando bem. Eles acham que, porque eles nunca iniciam um download de arquivo ou enviam e recebem arquivos com amigos, eles estão seguros. Passam-se alguns meses e, de repente, eles não conseguem que seus computadores se inicializem para sempre e, quando finalmente começam, caminham lentamente ao ritmo de um caracol.

Para piorar as coisas, muitos desses usuários de computador que deixam seus computadores desprotegidos estão, na verdade, tomando aulas para carreiras relacionadas a computadores. Eles estão completamente no mar quando eles têm que tentar reparar os danos causados ​​por um computador cheio de vírus. Talvez uma aula básica sobre manutenção e reparo de computadores esteja em ordem!

Você provavelmente está se perguntando como os vírus se desenvolvem de qualquer maneira. Os hackers são as pessoas que criam esses erros desagradáveis, certo? Na verdade, enquanto alguns hackers podem decidir criar vírus de computador, a maioria deles passa todas as horas em que estão acordados tentando invadir os sistemas mais seguros e ultrassecretos que podem encontrar. As pessoas que escrevem vírus são pessoas com um machado. Eles querem enviar uma mensagem de despertar ou mostrar às pessoas que são superiores a elas. Hoje, muitas pessoas estão preocupadas que o vírus de computador possa ser usado como uma arma terrorista.

Se você pegar um vírus de computador, você perderá tudo no seu disco rígido? Na verdade, é raro que esse tipo de vírus se espalhe muito rápido ou longe. Vírus irritantes que impedem que você inicie o computador ou use o Windows ou aqueles que enviam e-mails falsificados para todo o seu catálogo de endereços de e-mail são muito mais comuns. O disco rígido geralmente é recuperável quando o computador possui um desses vírus.

E quanto às suas informações financeiras e pessoais? Os vírus realmente podem roubá-los do computador. Absolutamente. Esse é um motivo comum pelo qual os vírus são criados e distribuídos.

Existe alguma maneira de manter seu computador livre de vírus? Embora nenhum software antivírus seja a prova de falhas, a instalação de um desses programas pode fornecer alguma proteção. Embora existam programas de software antivírus que proporcionam melhor proteção, qualquer um deles ajudará um pouco. Mesmo programas anti-vírus gratuitos são capazes de afastar pelo menos alguns vírus.

Depois de ler essas informações sobre vírus e software antivírus, você provavelmente resolveu obter proteção para o seu computador imediatamente. Se assim for, você não vai se arrepender. Lidar com vírus depois que você é infectado é frustrante e demorado. É muito mais fácil evitar que um desastre aconteça, em vez de tentar reconstruir uma tonelada de dados perdidos e se preocupar com roubos de identidade ou financeiros depois do fato.